A Importância Do Manual Do Proprietário

A Importância Do Manual Do Proprietário

Importância do manual do proprietário
Importância do manual do proprietário

Grande parte dos produtos possui um manual e o automóvel também, chamado de “manual do proprietário”. Entretanto, todos os que possuem automóvel leem? Compreenda a importância do manual do proprietário e porque ele precisa sempre ser revisitado.

O que é visto no manual do proprietário?
Aqueles que leem o manual do proprietário encontram explicações sobre funcionalidades do veículo, sobre como é a sua manutenção, sobre como evitar que ocorram danos, sobre as assistências técnicas, sobre o que ocorre quando o proprietário leva o veículo a um local que não é autorizado para consertos, etc.

Transformações precisam seguir o manual do proprietário
Muitos proprietários de automóveis têm o desejo de fazer transformações nele e, realmente, existem locais que mudam a lataria, que mudam as rodas e muito mais. No entanto, o manual do proprietário fala quais são os pontos que não devem ser alterados no automóvel para que ele não tenha a sua potência e mesmo a sua segurança perdidos. Por isso, o proprietário que quiser modificar o automóvel precisa xeroxar o manual do proprietário e dar essa cópia para os profissionais que alterarão o veículo.

Intervalo da revisão? O manual explica
Por conta da diferente estrutura e das diferentes funcionalidades, os automóveis têm intervalos diferentes para que a revisão aconteça e o manual do proprietário explica qual é esse intervalo. Isso evita que o proprietário realize uma revisão que não precisava e que ele circule com o veículo sem a revisão na época correta.

Painel
Quem observa o painel de um automóvel repara que o número de avisos ali é grande e o proprietário precisa compreender o que os diferentes avisos significam. Se, por exemplo, ele não souber que o aviso X significa que uma porta está aberta, ele continuará circulando e pode até ocorrer um acidente. Assim, o manual do proprietário é relevante porque ele possui uma área onde todos os avisos que aquele modelo de veículo tem são especificados.

Entender o que o veículo faz
Alguém que adquire um celular, por exemplo, deseja conhecer e também usar todas as funcionalidades e, para isso, ele vai ao manual de instruções. Com os veículos isso também ocorre: o proprietário deve olhar o manual para saber tudo o que aquele automóvel faz e como ele pode acionar as funcionalidades.

Locais onde se contrata a assistência
O manual do proprietário costuma ilustrar tanto os locais onde as assistências da montadora estão disponíveis quanto o endereço. Importante dizer que, quando o proprietário leva o veículo a uma oficina que não é da montadora ou que ela não autoriza, não existe reembolso para os danos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *